segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Parâmetros

Ok, Obama se elegeu, como era mais ou menos previsto - a não ser que todo o gado da família Bush também votasse em McCain. Ok, ele chamou a Sra. Clinton para seu governo, como também era previsto. Parece que o único pedido dela foi "sem estagiários, por favor". Ok, o mundo está esperançoso (ou seria mais ansioso?) com o novo governante da polícia mundial, comparando-o com o sonhado Kenneddy, que virou mito antes de ser, e hoje é lembrado pelo Kevin Costner tentando descobrir a verdade. Ok para tudo isso, já aceitamos. Mas, cá pra nós, vale outra comparação, uma mais caseira. Sim, estou falando do homem daqui, o Lula.

Ok, não vou exagerar na comparação. O Brasil é um país "emergente", agora é visto como uma possível potência e o escambau, mas não dá pra fugir dessa pequena parte chamada esperança de que a coisa pode melhorar. Foi assim com Lula quando a maioria dos brasileiros, obrigatoriamente, o escolheram para governar o país - duas vezes. Fez isso arrumando economicamente o país, e, mais importante, com um carisma incrível. Com todos os seus sifus, marolinhas e afins. Os EUA são um país decadente economicamente, oito anos de Bush (sem contar os do papai Bush) foram demais até pra eles. Agora, é com o SuperObama resolver tudo. Provavelmente ele, assim como Lula, pedirá mais algum tempo numa reeleição para completar seus planos. Oremos somente para que esses planos não sejam continuar com a economia bélica de seu antecessor.

Burradas à parte, antigas e novas, minha comparação cai somente na esperança depositada nesses dois homens, cada um com seus diferentes valores, origens e países a governar. Parece bobagem, mas isso é o que movimenta muita gente a sair de casa para votar em alguém. O resultado pode não mudar muita coisa, é fato, mas fica mais fácil quando não se espera algo pra si, e sim para todos. Obama já começa seu caminho com o tal carisma em alta, fechando presídios simbólicos e com uma carga de promessas elevada, que ele já avisou que será um desafio concretizar. Para todos, não só pra ele.

Como tudo gira em torno de dinheiro, Fidel não está mais no poder, a China cresce em todos os sentidos, seguida por outros países "emergentes", temos uma mata atlântica, lençóis de água em abundância e até petróleo... boa sorte ao Obama, e boa sorte também ao Lula nessa reta final. Para o bem de todos e felicidade geral das nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário